Aconcagua Expeditions

Pico Aconcagua

Guarda-parques e Serviço médico

Guarda parques

Desde o ano 1990 o Montanha Aconcágua conta com Serviço de Guarda parques. O mesmo cumpre com a tarefa de controlar a Área Protegida e assistir os montanhistas visitantes. Este serviço está presente em todos os acampamentos base e freqüentemente nas rotas de ascenso.


Tem a responsabilidade de:

- Manter a ordem
- Controlar a limpeza
- Controlar os acampamentos
- Assistir e informar aos ingressantes
- Controlar os Prestadores de Serviços (em caso de dificuldades ou denúncias se dirigir de imediato)
- Exercer o poder de polícia dentro do Parque
- Coordenar as evacuações *
- Controlar permissões de ingressos (em Horcones e Punta de Vacas)
- Confirmar a evacuação de resíduos (de particulares e Prestadores de Serviços)
- Entre outras

* AJunto ao Serviço Médico e a Patrulha de Resgate até a saída do Parque. Embora as mesmas serão dispostas pelo pessoal a cargo do serviço médico de atendimento de emergências, pelos médios que considere necessários ou disponíveis, (mulas, helicópteros, ambulância.). Também segundo o parecer do Guarda-parque ou do médico existam deficiências notáveis em equipamiento ou estado físico do montanhista, recomendar-se-á, mediante notificação por escrito o “não ascenso”.


A responsabilidade de controle e vigilância só abrange desde o ingresso ao Parque Montanha Aconcagua até os Acampamentos Base (4.300 m.s.n.m.). Por cima de esta altura só evacuações e limpeza. Para todo este tipo de tarefas os Guarda-parques contam com o equipamento adequado e um moderno sistema de comunicações, que permite manter uma cobertura radial permanente e em todo o Parque em VHF para a prevenção de emergências. A freqüência de rádio é 142.8 MHZ FM.


Localização dos Postos de Guarda-parques

Rota Normal
- Centro de Acesso por Horcones
- Acampamento intermédio Confluência
- Acampamento base Plaza de Mulas
- Acampamento de altura Nido de Cóndores
Rota Polacos
- Acesso Quebrada de Vacas
- Pampa de Leñas
- Casa de Piedra
- Acampamento base Plaza Argentina


 

Serviço Médico

Durante toda a temporada o Parque Aconcágua conta com serviço de atendimento médico primário, em ambas rotas. Esse serviço é prestado pelo Governo da Província de Mendoza e se tem acesso ao mesmo através do pagamento da Permissão de Ingresso. Os postos de Atendimento Médico contam com profissionais de alto nível e com ampla experiência na prevenção e atendimento de medicina de montanha. Também contam com um completo equipamento e medicinas para primeiros socorros.


Os controles médicos são obrigatórios para todos os escaladores e pode acontecer que uma pessoa deva abandonar sua expedição se não apresentar os valores mínimos para as medições de saturação de oxigênio no sangre, pressão arterial e demais controles básicos para esse tipo de atividade.


O Serviço Médico do Aconcágua é de alta qualidade e já salvou muitas vidas desde sua instauração. Também participa junto a Guarda-parques das evacuações e resgates que devam ser realizados. É muito importante levar em conta também que o Parque Aconcágua conta com um serviço de helicóptero as 24 horas do dia, o qual permite uma rápida intervenção em caso de urgências médicas. Todos esses serviços, como já foi dito, estão incluídos no pagamento da tarifa da Permissão de Ingresso ao Parque.


Aconcágua- Guarda-parques


Localização dos Postos de Atendimento Médico

Rota Normal
- Acampamento intermédio Confluência
- Acampamento base Plaza de Mulas
- Acampamento de altura Nido de Cóndores
Rota Polacos
- Acesso Quebrada de Vacas
- Acampamento base Plaza Argentina

Serviço médico em ascenção Pico Aconcágua - Acomara-AconcaguaExpeditions.com